História


Duas vidas dedicadas a dança




Rafael Barros, 33, e Carine Morais, 37, são os atuais Octa- Campeões mundiais de Salsa. Campeonatos vencidos entre 2010 e 2016 , títulos conquistados no World Salsa Open, disputado em Porto Rico, No World Latin Dance Cup, disputado em Miami, Six Degrees Competition disputado no Canadá e World Salsa Championship em Atlanta. Campeonatos que reúne os melhores profissionais da Europa e das Américas. A vitória coloca o Brasil no centro da Salsa mundial e torna o País importante referência para a dança de salão.

Com quase doze anos de parceria, Rafael e Carine se destacam pela técnica apurada e musicalidade, mas, sobretudo, pela harmonia de suas danças. Professores e coreógrafos requisitados, desde 2005 ministram aulas nos mais importantes congressos de dança do Brasil e do Mundo. Entre eles estão os congressos do Brasil, Argentina, Italia, Guatemala, Uruguay, Chile, Austrália, Portugal, Venezuela, Colombia, México, Perú,  Suriname, Puerto Rico, Canada, Turquia, India, Panamá, China, Ilhas Canárias, Caribe,Tailândia, Espanha, Libano, Estados Unidos, Grécia e Suíça.

O início

Rafael e Carine nasceram em Fortaleza, Ceará. Região nordeste do Brasil. Desde criança tiveram grande contato com a dança, seja em festas familiares ou nos tradicionais bailes de forró nordestinos. Foi nesse tempo que aprenderam a amar aquilo que mais tarde se tornaria a grande paixão de suas vidas.

Rafael teve sua primeira aula de dança aos 14 anos, coincidentemente a mesma idade que Carine também começou a dar seus primeiros passos em uma escola de dança. Menino prodígio, aos dezoito anos já dava aulas de Forró, Samba, Bolero, entre outros ritmos. O primeiro contato de Rafael com a Salsa acontece em 2004, quando dez casais cearenses formam Rebelion Salseira. Grupo de estudos para desenvolver lá o ritmo latino que já era popular em São Paulo.

Em 2005 vem para a capital paulista pela primeira vez e se apresenta no Congresso Mundial de Salsa do Brasil, com o recém formado Triple S. Dois anos depois se muda para São Paulo e participam da Cia Phoenix, com apenas 21 anos, é terceiro colocado no Brasil Salsa Open. Em 2008 começa a vitoriosa parceria com Carine Morais.

Mas a história dos dois começa bem antes. Depois de desistir do ballet aos cinco anos e coreografar um álbum inteiro da pop star brasileira Xuxa Meneghel aos sete, Carine começa o estudo da dança de salão aos 14 e aos 15 inicia sua carreira como professora. Ainda muito jovem, em 2003, participa de duas temporadas de shows na Espanha sobre a música brasileira e em 2004 seu caminho e o de Rafael passam a ser cada vez mais parecidos. Ainda sem serem parceiros, integram o Rebelion Salseira, Triple S e Cia Phoenix.

Entre 2005 e 2006 Carine decide passar um tempo no Rio de Janeiro, época em que se especializou em samba com Jimmy de Oliveira. Em 2007 é campeã da etapa Regional em Brasília, e da final nacional do Brasil Salsa Open com seu antigo parceiro e amigo Paulo Burracha, o que os credencia a participarem do World Salsa Open 2008. Ao voltar de Porto Rico inicia finalmente sua parceria com Rafael Barros.

Dão início a parceria em 3 de setembro de 2008. Em novembro do mesmo ano. Tornan-se campeões brasileiros de Salsa, vencendo o World Salsa Open, etapa nacional. Com muita dedicação com menos de dois anos de parceria se tornam Campeões Mundiais de salsa.

Foram entrevistados por Jô Soares, Fantastico, Fátima Bernardes dentre outros programas de Tv no brasil e no mundo.

Carine e Rafael já participaram de mais de 300 congressos e eventos por todo o mundo.

Um comentário:

  1. O que dizer desses dois...gênios da salsa...apaixonados pelo que fazem. De uma humildade surpreendente,tenho imenso prazer em conhecê-los...Queridos...Orgulho imenso!! Minhas felicitações por todo esse sucesso...!

    ResponderExcluir